10 de fevereiro de 2023

ACIFI lança segunda edição do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável, no Show Rural

2.º FILMS será realizado de 13 a 15 de setembro em Foz do Iguaçu (PR).

A segunda edição do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS) foi lançada, nessa quinta-feira, 9, durante o Show Rural Coopavel 2023, promovido em Cascavel. O evento, que debate e promove a integração sul-americana via Corredor Bioceânico de Capricórnio, será realizado, de 13 a 15 de setembro, pela ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) em conjunto com parceiros e patrocinadores.

A exposição do coordenador do FILMS e presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, ocorreu no Espaço Impulso. Ele fez um breve balanço da estreia do fórum, lembrando que foram criados seis grupos de trabalho permanentes: Gestão Coordenada de Fronteiras; Produção e Comércio; Integração Logística Multimodal; Integração Aeroviária; Turismo; e Universidades.

Destacou ainda os esforços para captar recursos a fim de contratar a Procomex (Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior) para elaboração de um projeto visando a fazer um levamento com usuários, setor público e iniciativa privada. O estudo objetiva facilitar o trânsito de fronteira entre Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Paraguai e Uruguai.

“O projeto é considerado de alta complexidade e foi solicitado pela Receita Federal. Estamos conversando com o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. É um projeto-piloto para a América do Sul, que facilitará muito o processo do setor”, afirmou Vendruscolo. A pesquisa, uma vez contratada, deverá levar oito meses para ser concluída.

Solução para agilizar transporte de cargas nas aduanas

Durante o Show Rural, Danilo Vendruscolo também apresentou uma solução para agilizar o transporte de cargas nas aduanas. Com operação a partir das Três Fronteiras, ferramenta prevê a gestão integrada dos procedimentos de importação e exportação nos países da América do Sul. “É um sistema para operadores logísticos”, disse o coordenador do FILMS.

A proposta nasce nas Três Fronteiras, demandada pelo Centro de Inovação e Tecnológico ACIFI – exoHUB CITA, em parceria com a RESULTAR, Canal de Distribuição TOTVS e a TOTVS, gigante brasileira em tecnologias, que possui unidade em Cascavel (PR). O centro de inovação conecta a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a comunidade digital exoHUB.

A solução logística se baseia no desenvolvimento de um TMS internacional na plataforma de Gestão/ERP TOTVS, que é um sistema de gestão de transporte para múltiplos países. Visa a reduzir o tempo de espera dos veículos nas aduanas e integrar o gerenciamento das operações das empresas transportadoras e de cooperativas, baseada em um ecossistema que congrega as movimentações de cargas na América do Sul.

Danilo Vendruscolo expôs ainda um terceiro projeto, esse voltado aos operadores especiais certificados como OEA (Operador Econômico Autorizado). O dirigente lembrou que a Receita Federal segue um rito de credenciamento de todos esses agentes, o que reforça a necessidade da ampliação do diálogo entre a iniciativa privada e o órgão federal.

Agenda no Show Rural

Iniciado na segunda-feira, 6, o Show Rural Coopavel termina nesta sexta-feira, 10. Além da apresentação da solução em logística, a ACIFI cumpriu uma extensa agenda no evento, tendo atividades com bancos públicos de fomento da economia e cooperativa financeira. A diretoria também participou de encontros com integrantes da gestão estadual e do jantar de confraternização com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Promoção