11 de agosto de 2023

2.º Fórum de Logística Multimodal Sustentável será realizado em 2024

Evento tem como objetivo desenvolver ações conjuntas entre sete países sul-americanos.

O Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS) teve a sua segunda edição, prevista para setembro deste ano, transferida para 2024. A decisão foi tomada conjuntamente entre a ACIFI (organizadora do evento), Itaipu Binacional (parceira máster) e apoiadores como a Fundação Araucária e o Sistema FIEP.

A transferência de data ocorreu após reunião do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, Danilo Vendruscolo, com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. Também participaram do encontro diretores e conselheiros das duas entidades. O adiamento foi alinhado, ainda, com a Fundação Araucária e o Sistema FIEP.

Duran te a reunião, Enio Verri destacou a importância do fórum como ação concreta envolvendo o poder público e a iniciativa privada. O FILMS, segundo ele, é um colegiado de governança para viabilização efetiva do Corredor Bioceânico de Capricórnio e a ligação do Atlântico com o Pacífico por diferentes modais de alta performance.

A ideia é construir uma segunda edição: ACIFI, Itaipu Binacional, Fundação Araucária e Sistema FIEP, incluindo o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). De acordo com o diretor-geral da Itaipu, o corpo de professores e alunos do PTI tem potencial para auxiliar nas pesquisas, estudos e projetos envolvendo a nova conexão entre os portos do Brasil e do Chile.

Agenda permanente de trabalho continua em 2023

Secretário de Planejamento do Estado, Guto Silva, tratou do FILMS em reunião na ACIFI na quarta-feira (20) – Foto Divulgação

O Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável está intensificando a agenda permanente de trabalho, com atividades regulares promovidas desde a primeira edição, em maio de 2022. Isso porque, mesmo com a realização da segunda edição do evento propriamente dito em 2024, esse calendário de ações seguirá pelos próximos meses deste ano.

Os organizadores do FILMS estão em diálogo com o governo federal e estadual, Itaipu Binacional e embaixadores dos países ligados ao corredor bioceânico (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai). “Já na próxima semana haverá uma reunião com o embaixador do Brasil no Paraguai, José Eduardo Martins Felicio”, antecipou o presidente da ACIFI.

Danilo Vendruscolo ressaltou ainda o encontro promovido na quarta-feira (21) entre Itaipu Binacional e todos os presidentes das cooperativas do Oeste do Paraná, na sede da Frimesa, em Medianeira. O próximo passo será a apresentação dos detalhes do FILMS e do Corredor de Capricórnio para toda a diretoria técnica da Itaipu Binacional.

Ainda nesta semana, na sede da ACIFI, o secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, renovou o compromisso com o FILMS, atualizando as inserções do governo estadual nos grupos de trabalho. São seis GTs: Gestão Coordenada de Fronteiras; Produção e Comércio; Integração Logística Multimodal; Integração Aeroviária; Turismo; e Universidades.

O FILMS – O Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável tem como objetivo desenvolver ações conjuntas entre Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, que visem à construção de soluções logísticas. No horizonte, a busca é por custos competitivos em nível internacional, atração de novos investimentos e estímulo ao comércio e ao turismo entre os países do Cone Sul.

O fórum é dirigido a autoridades do setor empresarial, investidores, profissionais da área, organismos públicos, sociedade civil e pesquisadores da academia, a fim de deliberar e celebrar acordos de projetos de infraestrutura, obras e investimentos públicos e privados para a expansão dos modais logísticos no continente sul-americano.

Promoção